Segurança para usuários domésticos x segurança para empresas

Segurança para usuários domésticos x segurança para empresas

Antivírus para usuários domésticos e antivírus corporativos (para empresas)

A diferença entre antivírus para usuários domésticos e antivírus corporativos está principalmente no objetivo principal de cada um:

– O antivírus doméstico(ou para o usuário caseiro) é projetado para ser instalado em um computador ou poucos computadores; individualmente ou até mesmo com gerenciamento centralizado a partir de outro computador da rede, porém as funções são projetadas para funcionamento independente.

Geralmente possui diversas funções direcionadas ao usuário que muitas vezes é leigo. Funções como gerenciador de senhas, ou teclados virtuais para não ter que utilizar o teclado físico ao digitar senhas por exemplo, são comuns.

Denominações como Internet Security, Global Protection, e edições anualizadas(2010, 2011, 2012, etc…) geralmente remetem a antivírus para usuários domésticos.

O antivírus doméstico pode ser utilizado em empresas também, não deve haver impedimento formal ou legal(em alguns casos), mas é provavelmente indicado para até 10 computadores, já que acima disso você provavelmente vai preferir as características e funções das versões corporativas.

– O antivírus corporativo geralmente possui gerenciamento centralizado, e permite instalação e configuração remota pela rede, visto que as empresas querem ter controle do programa a partir de um console central, relatórios de vírus e utilização de cada máquina, entre outras funções.

O antivírus corporativo geralmente possui menos funções que o doméstico, visto que o objetivo principal da empresa é deixar as máquinas protegidas, e só. Muitas vezes, as máquinas de uma empresa podem variar de configuração, portanto essa versão deve ser possível de ser instalada em diversos sistemas operacionais e poder funcionar bem em computadores antigos e obsoletos, assim como em computadores atuais.

O antivírus corporativo geralmente possui um console de gerenciamento centralizado que permite instalar pela rede, gerar relatórios, ter acesso remoto ao computador, e principalmente centralizar a atualização da base de dados de vírus para diminuir o tráfego na rede já que os computadores não estarão se atualizando independentemente, e sim a partir da atualização da base de dados de vírus existente no console de gerenciamento.

As versões corporativas geralmente servem também para servidores, com sistemas operacionais como Windows Server, por exemplo, e possuem versões de segurança para servidores de e-mails, gateways, servidores de armazenamento (storage), entre outros.

Just a regular computer user. I write for regular users like me. When we grow up we are taught basic security tips like how to cross the street. But we are not taught how to take care of ourselves online.